Fluxo de caixa é um relatório financeiro que apresenta um detalhe dos fluxos de receita e despesa de dinheiro que uma empresa possui em um determinado período. Alguns exemplos de receita são: receita de vendas, cobrança de dívidas, aluguéis, empréstimos, cobrança de juros, etc. Exemplos de despesas são: pagamento de faturas, pagamento de impostos, pagamento de empréstimos, empréstimos, juros, amortização de dívidas, contas de serviços etc. 

A diferença entre receitas e despesas é conhecida como saldo ou fluxo líquido, constitui um indicador importante da liquidez da empresa. Se o saldo for positivo, significa que a receita do período foi superior às despesas, se for negativo, significa que as despesas foram maiores que a receita. 

O fluxo de caixa ( fluxo de caixa em inglês) é usado pela contabilização do que realmente entra e sai do negócio, como receita de vendas ou pagamento de contas. Nenhum fluxo de caixa, termos como “ganhos” ou “perdas” não são usados, pois não relacionados estão à demonstração do resultado . No entanto, a importância do fluxo de caixa é que ele nos permite conhecer rapidamente a liquidez da empresa, informações importantes que nos tomam decisões como:

  •         Quanto podemos comprar em produtos, insumos ou produtos?
  •         Temos capital próprio para investir em equipamentos e melhorias no imóvel ou é necessário solicitar crédito via terceiros?
  •         Devemos captar mais dinheiro ou é possível conceder descontos aos nossos clientes?
  •         Podemos pagar dívidas na data de vencimento ou solicitar um refinanciamento?

Podemos aplicar o excedente (sobra de dinheiro) ou deixamos como capital de giro?

Como fazer um fluxo de caixa?

Se você não é especialista em números, pode ser um pouco complexo, então vou deixar algumas diretrizes, que você pode seguir para elaborar o seu:

Você deve ter todas as informações contábeis da sua empresa, essa informação fornecer o saldo inicial, o ponto inicial do fluxo, então será definido o período a ser analisado.

Para começar, você registra todas as receitas (vendas) desse período.

Registre todas as despesas no período.

Por ter todos esses registros, é obtida a diferença entre a receita total e as despesas totais, juntamente com o valor inicial.

Você também pode fazer um fluxo de caixa projetado, que permite estimar números no futuro, falarei disso mais adiante.

Para preparar um fluxo de caixa, precisamos ter essas informações sobre as receitas e despesas da empresa. Essas informações estão contidas nos livros contábeis e importantes ordená-las da maneira que nos permite conhecer os saldos geralmente (um mês) e os projetos de fluxos de caixa no futuro. 

A importância de desenvolver um fluxo de caixa projetado é que ele nos permite, por exemplo:

  •         antecipar futuros déficits de caixa (ou falta) e, assim, poder tomar a decisão de buscar financiamento em tempo hábil.
  •         Se tivermos saldos positivos acumulados em alguns períodos, parte desses saldos pode ser investida no mercado de capitais e, assim, gerar uma fonte adicional de receita para o próprio negócio.
  •         Podemos preparar o fluxograma para um novo projeto de investimento e determinar o VPL (valor presente líquido) que é uma fórmula econômica-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros, menos o custo do investimento inicial. A TIR (taxa interna de retorno), que é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente, e o isso, incorporar taxas de juros bancários e os custos de oportunidade de realizar esse ou outro negócio.

Da mesma forma, o registro adequado de receitas e despesas nos permite determinar os custos fixos, os custos variáveis ​​e a margem de contribuição devido ao processo produtivo do negócio para obter o ponto de equilíbrio (ponto onde o total das receitas é igual ao total dos gastos), ou seja, o resultado ou lucro final, é igual a zero.

Além disso, investidores analisam o fluxo de caixa antes de fazer qualquer investimento, por ser uma garantia de que a empresa tem bases financeiras sólidas, capaz de gerar fluxos de caixa líquidos positivos, obrigações honrar e pagar dividendos aos acionistas.

Como podemos ver, o fluxo de caixa é um dos melhores aliados em qualquer projeto de investimento. Com base nas informações que você nos fornece com o saldo líquido, podemos tomar decisões estratégicas para o futuro.

Com o fluxo de caixa, uma gestão financeira se torna mais profissional e será possível verificar quaisquer erros ou gargalos. Se tratando de aspectos financeiros, os erros e gargalos muitas vezes podem custar meses de trabalho ou até a vida de uma empresa, o fluxo de caixa é uma base para termos uma organização de sucesso.

Pode parecer difícil de colocar toda essa teoria em prática, ou que é necessário implantar um sistema de gestão financeira ou até mesmo investir um bom dinheiro para ter todas essas informações em mãos. NÃO! Conheça nosso gerenciador de fluxo de caixa, rápido e prático, com ele é possível sabre exatamente qual é a previsão de entradas e saída para os próximos meses, e assim planejar atividades e metas da empresa. E tudo isso de uma maneira simplificada e clara.

Pensando nisso, em ajudar a vida dos gestores, temos um produto que oferece todas as ferramentas que você precisa para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa e assim lhe auxiliar na decisão do seu negócio, com toda a segurança que você precisa, já que são baseados nos indicadores de resultado mais importantes para a gestão financeira. 

Não deixe de conhecer o Gerenciador de Fluxo da Caixa da Meta Azul , com a aquisição dele você receberá também uma consultoria de um dos nossos consultores pelo período de 30 dias, 24h por dia através de chamados e por mensagens de chats, para lhe auxiliar na Implementação dessa importante financeira financeira, que certamente será importante para que as suas finanças fiquem ferramenta sempre no Azul.